sexta-feira, 11 de dezembro de 2009


CONTINUIDADE: PALAVRA-CHAVE DO ANÚNCIO

Ás vezes você se pergunta, por que o anúncio não surtiu efeito? Porque ninguém apareceu na sua empresa? Como se fosse uma relação imediata de causa e efeito, o que na verdade não é. Se fosse assim, ninguém precisaria de nenhum dos Meios de comunicação: Televisão, Rádio, Jornal e Revista, para divulgar o seu produto, uma vez que anunciado, mesmo sendo no conhecido boca-a-boca, não haveria necessidade de se fazer uma nova propaganda. Isto é um grande engano. .Uma propaganda ou um anúncio para ter o resultado esperado (o retorno principalmente em “números”) tem de ser trabalhado de forma continua, afim de construir um relacionamento primeiramente com o cliente. É ele que vai abraçar suas estratégias de marketing e avaliar seu conceito. Jamais este trabalho foi interrompido, ou alguém já viu um anuncio da Caca-cola acontecer somente uma vez no ano?. É esse tipo de estratégia de comunicação que na publicidade chamamos de continuidade, que tem justamente a finalidade de não deixar perdido o cliente em relação ao produto e/ou serviço, é ela que vai através da lembrança dizer para o público consumidor: “olhe, eu estou aqui, não esqueça e se precisar de mim estarei às ordens”. Somente assim o resultado aparece independente do investimento aplicado, do contrário é um enorme prejuízo. .O valor do nosso anúncio continua sendo pouco comparado aos benefícios que você tem como anunciante, pois é através dele que será possível fazer sua continuidade, de modo a trabalhar a exposição de seu produto. A propaganda tem de continuar mesmo fora das expectativas esperadas. Esteja certo: O anúncio vive da maturação, não dos resultados imediatos.

Leon Danon
Publicitário
.
OBSERVAÇÃO:
Texto feito na época do jornal da igreja "A VOZ DA VIDA"
PROBLEMA: Evasão de clientes

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009



NO QUE A IMAGEM ATRAI, O TEXTO TE CONQUISTA

Todo anunciante que bota uma propaganda para ser vista pelo público provoca uma reação em cadeia, pois o nosso sentido enxerga, mesmo de modo involuntário, o produto que está num anúncio. Quantas vezes acontece de estarmos dentro do ônibus e a publicidade na rua, como um outdoor, placa publicitária nos pontos de ônibus e outros tipos de comunicação, provoca na gente uma atenção repentina. Isso é que chamamos de ação e reação ou de um efeito conjugado de vários sentidos. Neste caso, mais precisamente a visão e as suas conseqüências ao ver a propaganda.

O papel do publicitário é coordenar essa “mágica” dos olhos serem atraídos pela imagem, seja onde esteja. De um simples jornal como o nosso até outro meio de comunicação, a exemplo de um anuncio de revista, a receita é a mesma: a criatividade aplicada na imagem e no texto para o surgimento da química de atração. Ou seja, a persuasão da publicidade.
Sua imagem tem de ser a melhor possível, pois representa um estilo, uma proposta e principalmente um conceito, este último, fundamental para causar uma afinidade imediata com o seu produto. No mundo globalizado de hoje, está à frente do seu tempo é ter uma estratégia visual, sempre direcionada para o público de modo a conquistar sua preferência e sua fidelidade.
O texto ou a redação (no meio publicitário) serve com reforço da mensagem da imagem. É ele que decifrará o que está subentendido na comunicação visual, sem ele o sentido pode ficar dúbio e todo estratégia publicitária perder toda sua qualidade funcional. Uma redação bem feita fechando com a imagem torna o anuncio preciso e conseqüentemente um sucesso.
Tenha sempre em mente que seu anuncio representa todo o seu esforço de comunicação. É ele que vai representar você e enfrentar o mercado e o mundo da concorrência lá fora. Saiba que uma boa imagem fala por si só e um texto objetivo e claro fundamenta sua mensagem de anunciante, por que no que a imagem atrai, o texto conquista.
Uma propaganda realizada, entendida e aceita pelo público é vital para o que se deseja em termos de publicidade, demanda e consumidores do seu produto. Em outras palavras, é meio caminho andado para alcançar seus objetivos de comunicação e marketing.

Leon Danon
Publicitário

OBSERVAÇÃO:
Artigo feito na época que era editor-chefe de um jornal de igreja "A VOZ DE TODOS" para solucionar o problema de evasão de clientes.

Seguidores